sexta-feira, 16 de abril de 2010

Retrato do Trampo na Exposição LOW PHOTO em Porto Alegre

Serviço:

Exposição LOW PHOTO
Visitação de 31/3 à 9/5
De terça à Sábado, das 14 às 19hs
A galeria Fita Tape fica no Complexo Master
Praça Garibaldi, 46, Porto Alegre

retrato do grafiteiro Trampo clicado por Giovanni Mad, usado na expo

A exposição LOW PHOTO convida fotógrafos não-profissionais, mas que fazem fotos autorais e artisticamente relevantes, para fotografar usando câmeras descartáveis.

A experiência busca apresentar imagens capturadas de maneira casual, com a estética particular proporcionada por essas caixinhas de plástico recheadas de filme, onde a única regulagem é a opção de ligar ou não o flash.

Carta da LOW PHOTO

A fotografia lo-tech (low technology/baixa tecnologia) é uma tendência mundial que resgata a estética e a surpresa de fotografar com filme, o prazer da foto amadora e o conceito mais básico da fotografia: capturar um instante. Na base desse movimento estão fotógrafos que utilizam câmeras de plástico da marca russa Lomo, cultuam os contrastes de filmes com prazo de validade vencido. câmeras descartáveis e as mais variadas experimentações.

Com curadoria do NOZ.ART, escritório criativo de Lucas Pexão e Ana Ferraz, a mostra apresenta fotografias de Lu Malmaceda, Giovanni Mad, Vinicius Cunha e Jamaica Santarém.

foto original, Trampo veste uma das suas criações da série "pássaros" da Naipe, foto: Giovanni Mad

Os nomes selecionados, todos jovens gaúchos, têm em comum a criatividade e a relação amadora com a fotografia. São amadores porque não fotografam para obter retorno financeiro, e sim pelo prazer de registrar suas visões e compartilhá-las com outras pessoas, principalmente pela internet.

Nenhum comentário: