sexta-feira, 27 de maio de 2011

Grafitagem de um dos Trens da TRENSURB em Porto Alegre com participação da Naipe Art:

A iniciativa faz parte do Projeto Identidade de Rua, do Instituto Trocando Idéia.
A grafitagem ocorre até 27 de maio.

foto do inicio da grafitagem no trem na quarta-feira.

Começou na ultima quarta-feira, dia 25, pela manhã, a grafitagem do Trem Unidade Elétrica (TUE) 107 da Trensurb. Numa iniciativa do Projeto Identidade de Rua, promovido pelo Instituto Trocando Idéia, os artistas Seila Pax, Celo Pax, Jotape Pax, Trampo, Mateus Grimm, Kico NSK e Ítalo NSK, todos de Porto Alegre, trabalham a parte externa da composição, até o dia 27, trazendo o colorido e a cultura do grafite para a Trensurb e a Região Metropolitana. A idéia é “ocupar o mobiliário urbano e levar a arte para o maior número de pessoas possível”, afirma a consultora de projetos do Instituto Trocando Idéia, Fabiana Menini. Segundo o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, “a empresa, nos 26 anos de operação comercial, tem se preocupado em incentivar ações culturais em suas estações e trens, buscando, dessa forma, alterar a rotina dos usuários, através das mais diferentes formas de expressão artística”.

Além de trabalhar com o grafite, o Instituto Trocando Idéia promove ações como: o Projeto Palavras, que leva saraus a bibliotecas de escolas públicas e organizações não governamentais; o Curso de Produtor Cultural Comunitário, que já formou mais de 40 produtores culturais; o Circuito Trocando Idéia de Rap, que realiza debates sobre a música independente; o Intercâmbio Hip Hop Sem Fronteiras, que leva artistas brasileiros ao exterior e traz estrangeiros ao Brasil.

Grafiteiro Trampo e Mateus Grimm
juntamente com: Seila Pax, Celo Pax, Jotape Pax, Kico NSK e Ítalo NSK no Trem.

foto: André Ávila, da Trensurb

A apresentação do trem grafitado será realizada no próximo sábado, 28, na Estação Mercado da Trensurb, em uma edição especial da Festa VooDoo. O evento ocorrerá das 23h59min às 4h30min da manhã de domingo. Mais informações no site festavoodoo.wordpress.com

HISTÓRICO DO IDENTIDADE DE RUA NA TRENSURB

O Projeto Identidade de Rua existe desde 2005, interferindo com arte no mobiliário urbano. Naquele ano, entre outras intervenções em Porto Alegre, ocorreu a primeira grafitagem de um trem da empresa. Também houve exposição, dentro das composições do metrô, de telas grafitadas pelos artistas do Projeto, que foram, mais tarde, leiloadas no Santander Cultural. A renda foi destinada à melhoria do acervo da Biblioteca Popular Preto Ghoez, situada no Morro da Cruz, em Porto Alegre.

Em 2006, mais um trem foi grafitado, com o tema “Os Seres Encantados e Animais em Extinção”. No mesmo ano, a Trensurb começou a promover a transformação das paredes cinzentas de um dos túneis da Estação Rodoviária em uma espaço que deu destaque à arte do grafite, a primeira galeria pública de arte urbana no país. Em junho de 2008, a Galeria Pública de Street Art – situada na área livre da estação, no túnel que dá saída à Avenida Júlio de Castilhos e à Rua da Conceição – foi inaugurada.

Em 2010, ocorreu uma oficina de grafite no local, com aulas teóricas e práticas. Os participantes puderam conhecer as técnicas do grafite, planejar e realizar um projeto de intervenção urbana na Estação Rodoviária, grafitando a cobertura, a parede externa e uma das galerias de acesso.
Texto: Fabiana Menini

Cartaz do projeto

"cultura participativa , inteligencia coletiva"

Um comentário:

fabiana disse...

Obrigada Naipe , por apoiar esta inicitiva do instituto trocando ideia.