terça-feira, 1 de setembro de 2009

EXPOSIÇÃO COLETIVA NA GALERIA FITA TAPE

A primeira exposição da galeria FITA TAPE reune de artistas locais e nacionais de diversas gerações, apresentando trabalhos inéditos. A mostra coletiva NOZ NA FITA 2009 - uma brincadeira com o nome da galeria e da produtora NOZ.ART, sediada no casarão -, apresenta os artistas Mateus Grimm, Luis Flavio Trampo, Diogenes DSM, Fabio Zimbres, Lidia Brancher, Giovanni Mad, James Zortea, Lilian Maus, Nina Moraes, Marcelo Monteiro, Claudia Barbisan, Talita Hoffmann, Bruno 9li, Luisa Ritter, Eduardo Haesbaert, Gelson Radaelli, Rimon Guimarães (Curitiba), Valério Ciqueira (Curitiba), Fabiano Lokinho (SP), Luciana Araujo (SP), Alberto Monteiro (RJ) e Weaver Lima (Fortaleza).



FITA TAPE, a nova galeria do curador Lucas Ribeiro “Pexão”, é uma proposta inovadora que traz a experiência de sua galeria anterior, a Adesivo, onde realizou mais de 25 exposições. Lucas também assinou a autoria do projeto e curadoria da mega mostra internacional de cultura urbana e arte contemporânea Transfer, realizada no Santander Cultural, a maior exposição sobre o assunto já realizada no país. Com esse novo espaço, a idéia é evitar rótulos simplistas e mostrar arte que seja, ao mesmo tempo, graficamente poderosa e inteligente. Ainda assim, segue a relação com a arte e cultura urbanas, mas assumindo os desdobramentos dessas expressões como arte contemporânea de fato, trabalhando formatos e linguagens voltadas para espaços expositivos e participando ativamente do circuito das artes local, nacional e internacional. Em conjunto com a galeria vai operar o escritório do estúdio criativo NOZ.ART, com a publicitária, jornalista e produtora cultural Ana Ferraz, na produção da galeria e coordenação dos eventos culturais no Complexo Master (www.complexomaster.com). A FITA TAPE faz parte da seleta rede internacional de galerias Artspace Network, organizada pela revista espanhola ROJO: www.rojo-magazine.com/poa



Exposição NOZ NA FITA 2009
de 22 de agosto a 24 de setembro
de terças a domingos, das 14h as 19h
Galeria FITA TAPE
no Complexo Master
Praça Garibaldi, 46
Cidade Baixa – Porto Alegre



Sobre o Complexo Master, onde fica a galeria FITA TAPE:

Música, arte e cultura com qualidade MASTER
Complexo Master é o novo espaço cultural de Porto Alegre, uma iniciativa de Emiliano Poglia, conhecido pela sua casa noturna Oito e Meio, uma das baladas mais famosas da Cidade Baixa. O novo empreendimento também fica no bairro boêmio de Porto Alegre, na Praça Garibaldi, no início da Avenida Venâncio Aires, em uma casa radiante que vai juntar música e artes visuais em um formato sem precedentes na capital gaúcha.



Estúdio Master
Para o som, o Complexo Master conta com o Estúdio Master, coordenado pelo músico e técnico Teco Marques e pelo próprio Emiliano Poglia. Esse espaço para gravações possui tecnologia de ponta, conforto para os músicos e integração com outras partes da casa através de TVs que podem exibir os ensaios e gravações. Também à disposição dos músicos e visitantes, o Pub Master oferece em seu cardápio várias opções em lanches e bebidas. O projeto do estúdio é assinado pelo prestigiado arquiteto Flavio Simões, mestre com um currículo vasto que inclui o projeto acústico do Multipalco do Theatro São Pedro.



ARTE/DESIGN
No Complexo Master a arte está presente desde a comunicação visual e pintura da casa. Esse é o trabalho da agência Möve, de Geraldo Tavares e Rafael Pequeno, que aplicou a arte explosiva, emblemática e angular do artista Emerson Pingarilho tanto nas peças gráficas quanto na fachada externa. A arte de “Pinga” também está em posters customizados que decoram as paredes, fotos clássicas do universo POP que receberam a intervenção do artista. Além da concepção visual, junto com Emiliano Poglia a Möve coordena todas as ações relacionadas ao Complexo Master.



EVENTOS
Funcionando como um centro cultural, o Complexo Master será um local para eventos ligados as artes, à cultura e à música. Lançamentos de revistas, livros e discos, exibições de filmes e documentários, pocket shows, festivais/encontros, workshops, live paintings e outras performances serão algumas das atrações. Os eventos periódicos e confirmados incluem os lançamentos das revistas Vista Skateboard Art e +Soma, bimestrais, e da revista Void, mensal, e da prestigiada publicação espanhola ROJO. Como esses eventos acontecerão no lounge do complexo, eles podem funcionar independentemente da galeria.



ESTRUTURA
O Complexo Master é master pela qualidade de som e arte que vai apresentar, mas também por sua estrutura. O casarão foi inteiramente reformado e teve todo mobiliário especialmente projetado pela Unidade de Criação, escritório de arquitetura que tem o artista e arquiteto Mateus Grimm em seu staff. Além disso, pub, lounge, estacionamento interno para 15 carros, wi-fi e climatização são mais alguns detalhes que vão facilitar a produção e apreciação de cultura.



WEB
Na Internet, o site complexomaster.com vai divulgar, informar e fazer a cobertura de tudo que acontece no centro cultural. Essa presença virtual do Complexo Master foi desenvolvida pela Möve (design), noz.art (conteúdo) e WNOVA (programação), com um design que valoriza as notícias, o calendário de eventos, suporta podcasts e vídeos e abre perfeitamente em qualquer plataforma, inclusive telefones celulares.

Nenhum comentário: